Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19
Imagem do eixo: Incrementar a Inovação, Investigação e Desenvolvimento

Incrementar a Inovação, Investigação e Desenvolvimento

Qualquer sociedade para ser próspera tem de estar assente numa economia dinâmica, saudável e plural. Um fator fundamental para se caminhar nesse sentido está relacionado com o engenho, a criatividade e o espírito inovador com que se encaram os desafios, atuais e futuros. Os Açores, pelas suas características arquipelágicas, apresentam, intrinsecamente, fatores únicos a nível mundial, que importa potenciar, e, assim, almejar novas áreas do conhecimento. O futuro deve ser pensado no sentido de construirmos uma Região dinâmica e robusta do ponto de vista social, ambiental e económico.
Propomos, assim, criar as condições necessárias para se construir um ecossistema assente na inovação, na investigação e no desenvolvimento de conhecimento que vise impulsionar os Açores como referência global, alavancadas em investimentos e infraestruturas levadas a cabo pelo Governo dos Açores, como sejam os parques tecnológicos, o Air Centre, o projeto EMA-Espaço e o Terceira Tech Island.

Agricultura e florestas

Dadas as características climatéricas e de solo que favorecem a agricultura, quer seja por via da ausência de grandes variações de temperatura ou pela riqueza mineral da terra, a Agricultura é um setor da atividade económica fundamental para os Açores. A capacidade de dominar as melhores técnicas de cultivo e de produção animal, aliada ao conhecimento das espécies que melhor florescem em cada ilha é fator fundamental para aumentar o limiar da autonomia estratégica no que toca às cadeias de produção. As medidas aqui apresentadas têm como objetivo estabelecer as bases necessárias para que o conhecimento neste setor seja aprofundado e para tornar os Açores numa referência internacional nas melhores técnicas de cultivo e exploração agrícola ambientalmente sustentável, assentes na I&D, na inovação e nas novas e emergentes tecnologias. Conhecer melhor e diversificar a oferta de produtos e serviços açorianos está na base deste subeixo.

Saber mais

Mar e recursos marinhos

Tal como a energia elétrica limpa, proveniente de fontes de energia renovável ou de matéria-prima natural, a riqueza da biodiversidade do Oceano Atlântico também pode constituir um fator relevante para alavancar a economia dos Açores e para reforçar a sua autonomia estratégica. É essencial ter a capacidade e o conhecimento para obter o melhor retorno de investimento dos recursos aplicados na exploração do mar e dos seus recursos. Apostar na inovação e na investigação neste setor é fator fundamental para sermos líderes nesta área do conhecimento.

Saber mais

Energia

Os Açores são ricos em fontes de energia limpa, quer seja por força da geotermia, da biomassa, do mar ou do vento. As medidas aqui apresentadas visam capacitar a Região de infraestruturas que permitam lançar as bases para o desenvolvimento da área do conhecimento relacionado com as energias limpas, tornando os Açores uma referência, quer seja do ponto de vista da neutralidade carbónica, quer seja pelo nível de conhecimento e experiência adquiridos.

Saber mais

Espaço e Aeronáutica

A localização geográfica do arquipélago dos Açores é fator de vantagem no que toca à “corrida ao espaço”. Por se situar numa zona de muito baixa densidade de rotas, torna possível e seguro o lançamento de microssatélites para a órbita terrestre. Esta particularidade, apesar de não ser exclusiva, pode ser explorada e potenciar a geração de empregos novos e especializados, abrindo horizontes para outros destinos profissionais às novas gerações de Açorianos. 

Saber mais