Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Incrementar a Inovação, Investigação e Desenvolvimento

Qualquer sociedade para ser próspera tem de estar assente numa economia dinâmica, saudável e plural. Um fator fundamental para se caminhar nesse sentido está relacionado com o engenho, a criatividade e o espírito inovador com que se encaram os desafios, atuais e futuros. Os Açores, pelas suas características arquipelágicas, apresentam, intrinsecamente, fatores únicos a nível mundial, que importa potenciar, e, assim, almejar novas áreas do conhecimento. O futuro deve ser pensado no sentido de construirmos uma Região dinâmica e robusta do ponto de vista social, ambiental e económico.
Propomos, assim, criar as condições necessárias para se construir um ecossistema assente na inovação, na investigação e no desenvolvimento de conhecimento que vise impulsionar os Açores como referência global, alavancadas em investimentos e infraestruturas levadas a cabo pelo Governo dos Açores, como sejam os parques tecnológicos, o Air Centre, o projeto EMA-Espaço e o Terceira Tech Island.

Agricultura e florestas

Dadas as características climatéricas e de solo que favorecem a agricultura, quer seja por via da ausência de grandes variações de temperatura ou pela riqueza mineral da terra, a Agricultura é um setor da atividade económica fundamental para os Açores. A capacidade de dominar as melhores técnicas de cultivo e de produção animal, aliada ao conhecimento das espécies que melhor florescem em cada ilha é fator fundamental para aumentar o limiar da autonomia estratégica no que toca às cadeias de produção. As medidas aqui apresentadas têm como objetivo estabelecer as bases necessárias para que o conhecimento neste setor seja aprofundado e para tornar os Açores numa referência internacional nas melhores técnicas de cultivo e exploração agrícola ambientalmente sustentável, assentes na I&D, na inovação e nas novas e emergentes tecnologias. Conhecer melhor e diversificar a oferta de produtos e serviços açorianos está na base deste subeixo.

Saber Mais »

Mar e recursos marinhos

Tal como a energia elétrica limpa, proveniente de fontes de energia renovável ou de matéria-prima natural, a riqueza da biodiversidade do Oceano Atlântico também pode constituir um fator relevante para alavancar a economia dos Açores e para reforçar a sua autonomia estratégica. É essencial ter a capacidade e o conhecimento para obter o melhor retorno de investimento dos recursos aplicados na exploração do mar e dos seus recursos. Apostar na inovação e na investigação neste setor é fator fundamental para sermos líderes nesta área do conhecimento.

Saber Mais »

Energia

Os Açores são ricos em fontes de energia limpa, quer seja por força da geotermia, da biomassa, do mar ou do vento. As medidas aqui apresentadas visam capacitar a Região de infraestruturas que permitam lançar as bases para o desenvolvimento da área do conhecimento relacionado com as energias limpas, tornando os Açores uma referência, quer seja do ponto de vista da neutralidade carbónica, quer seja pelo nível de conhecimento e experiência adquiridos.

Saber Mais »

Espaço e Aeronáutica

A localização geográfica do arquipélago dos Açores é fator de vantagem no que toca à “corrida ao espaço”. Por se situar numa zona de muito baixa densidade de rotas, torna possível e seguro o lançamento de microssatélites para a órbita terrestre. Esta particularidade, apesar de não ser exclusiva, pode ser explorada e potenciar a geração de empregos novos e especializados, abrindo horizontes para outros destinos profissionais às novas gerações de Açorianos. 

Saber Mais »