Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Potenciar o Capital Humano e Social

As pessoas são o motor da sociedade e da sua economia. Sem acesso à arte, cultura e conhecimento, uma sociedade viverá estagnada e limitar-se-á a sobreviver. Sem conhecimento ou experiência, não se pode pensar em esperança ou em ambição. Porquanto a perseverança é uma característica essencial na conquista do desconhecido, o conhecimento e as bases para uma sociedade formada e instruída são igualmente essenciais. Numa sociedade justa e inclusiva, todos devem ter acesso às mesmas oportunidades de ensino e acesso a oportunidades de emprego, para contribuir para o crescimento coletivo. Será reforçado o investimento na construção dos meios e ferramentas necessárias para que todos possam ter um papel ativo e positivo na sociedade e economia açorianas, contribuindo para o seu fortalecimento.

Requalificação

A requalificação é um instrumento vital para a educação do indivíduo e do coletivo em que se insere. É um instrumento motivacional que pode, e deve ser utilizado, a título particular, e fundamental para alavancar determinadas áreas de atuação, a um nível coletivo. Nesta Agenda são identificadas diversas áreas consideradas relevantes para construirmos, na nossa Região, um futuro mais resiliente. Com a noção de que qualquer um de nós pode desempenhar um papel ativo e positivo na nossa sociedade, pretende-se disponibilizar os instrumentos necessários para que, com a devida articulação e em consonância com as medidas aqui descritas, se consiga evoluir sustentadamente na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, valorizando as pessoas que nela se inserem. 

Saber Mais »

Formação qualificada e altamente qualificada

A par da formação tradicional, do ensino secundário e superior, existem outros modelos de formação complementares que podem apoiar na definição da carreira profissional de qualquer um. Estes complementos são essenciais para suprir lacunas relacionadas com competências técnicas  necessárias à prossecução de determinados objetivos. As medidas aqui propostas visam dotar a nossa Região de ferramentas capazes de operar estes ajustamentos e contribuir para a evolução individual e coletiva da Sociedade Açoriana.

Saber Mais »

Captação de quadros técnicos especializados

A criação de valor acrescentado nos atuais produtos e serviços regionais ou a descoberta de novas áreas do conhecimento são fatores essenciais para se alcançar uma economia saudável, resiliente, capaz de suportar "brechas" causadas por impactos decorrentes de, por exemplo, crises como a resultante da pandemia COVID-19. A tenacidade com que estas novas áreas do conhecimento são conquistadas depende fortemente da capacidade instalada de investigação e inovação. Nesse sentido, a captação de quadros técnicos especializados para os Açores é crucial.

Saber Mais »