Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Reforçar o Serviço Regional de Saúde

Para o alcance da visão de construção de uns Açores mais resilientes importa ter sempre presente a necessidade de aumento do nível de preparação da Região para situações de crise. Assim, como contributo para a melhoria da resiliência do SRS, o Governo dos Açores propõe reforçar o investimento no Capital Social e no recrutamento de mais profissionais de saúde e na sua capacitação para melhor responder a situações de crise, para além do fomento da investigação e da inovação, suportadas nas novas e emergentes tecnologias, e na renovação de redes e parque informático. 

Sendo a salvaguarda da saúde dos Açorianos a razão primeira da existência do Serviço Regional de Saúde, foi reforçado o respetivo orçamento também para a melhoria da eficiência e da capacidade dos cuidados de saúde através da promoção de uma maior acessibilidade e inclusão dos utentes ao Serviço Regional de Saúde, tirando partido novamente das tecnologias de comunicação e informação e de um maior domínio de conhecimento/literacia, quer na área da Saúde, quer ao nível das competências digitais. Utentes mais esclarecidos, melhor Serviço Regional de Saúde.

Investimento no Capital Social

Um Serviço Regional de Saúde mais fortalecido pressupõe o reforço no investimento do seu capital social. Nesse sentido, para além dos recrutamentos de profissionais de saúde em curso, serão recrutados novos profissionais de saúde, designadamente no âmbito da especialidade de Saúde Pública e das atividades de suporte à atividade assistencial, incluindo secretariados clínicos e de auxílio à ação médica, de enfermagem e laboratorial, para uma mais eficiente prestação, com mais e melhor segurança dos utentes e dos profissionais e melhoria da qualidade dos cuidados de saúde. 
É, também, assumido o compromisso do reforço do investimento na capacitação e qualificação dos profissionais de saúde, designadamente ao nível da medicina de emergência, tendo em vista o aumento do nível de preparação do SRS para situações de crise. 

Saber Mais »

Investimento em investigação, inovação e tecnologia

O Governo dos Açores assume o reforço do investimento em I&D e na inovação, na transformação digital dos serviços de saúde, e na modernização do parque informático e em equipamentos no Serviço Regional de Saúde, em linha com o programa de saúde europeu EU4Health, ao abrigo do qual se investirá na prevenção, na preparação para situações de crise, na aquisição de medicamentos e equipamentos vitais, bem como na melhoria dos resultados a longo prazo em matéria de saúde.  
O aumento do investimento no parque informático e em equipamentos, para além de garantir a eficácia, a segurança e a resiliência das redes e sistemas de informação do SRS, concorre para um maior acesso universal aos meios tecnológicos adequados pelos estabelecimentos de saúde e doentes internados ou em domicílio, necessários à aplicação de mecanismos de telessaúde, designadamente, teleconsulta e telemonitorização, permitindo ainda o acompanhamento não presencial, por videochamada, de familiares de doentes internados.

Saber Mais »

Investimento no reforço da Acessibilidade e Inclusão

Um Serviço Regional de Saúde mais fortalecido pressupõe também uma melhor preparação para os futuros desafios no domínio da saúde. Assim, para melhoria da resiliência dos sistemas de saúde e para garantir melhores resultados em matéria de saúde para todos, importa, em linha com o programa de saúde europeu EU4Health, reforçar o investimento na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Para o efeito, constitui condição sine qua non uma maior literacia da Saúde de todos os utentes do SRS, bem como ao nível das suas competências digitais, melhor preparando os Açorianos para serem resilientes e ainda para um Serviço Regional de Saúde mais acessível e inclusivo para todos.

Saber Mais »