Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Visão

Transformar os Açores para nos posicionarmos como uma região socialmente, ambiental e economicamente mais sustentável, tirando o máximo proveito das nossas características geoestratégicas e dos nossos recursos endógenos que, aliados às transições digital e ecológica, permitirão aumentar a resiliência e a autonomia estratégica da nossa Região.

Missão e objetivos

Uns Açores ainda mais justos e inclusivos para todos

Por via do investimento na aprendizagem ao longo da vida e numa maior acessibilidade e inclusão na Educação, na Cultura, na Saúde, no Trabalho e na Cidadania Ativa.

Uns Açores mais competitivos sustentadamente e sustentavelmente competitivos

Por via da promoção dos Açores como “região laboratório”, um espaço natural de incubação e experimentação de projetos inovadores, designadamente nas áreas das economias circular, verde e azul, aliadas à I&D, à transformação digital e às energias limpas e renováveis.

Uns Açores economicamente mais resilientes e mais autónomos ao nível dos setores estratégicos da Região

Por via da diversificação das cadeias de valor de produção e da distribuição, fomentando sinergias entre a academia, a ciência, a tecnologia e as empresas, designadamente nos principais setores tradicionais,  (re)criando mais e melhores produtos e serviços regionais fomentando o comércio interno e as exportações, com valor acrescentado.

Uns Açores mais jovens e qualificados

Em razão da criação de fatores de atratividade para a fixação dos jovens açorianos e da cativação do interesse de quadros nacionais e estrangeiros altamente qualificados, por via do investimento em I&D, na inovação e nas novas e emergentes tecnologias.

Uns Açores com uma administração pública mais apta para o futuro, mais proativa, inclusiva e aberta

Disponibilizando serviços públicos mais ágeis, promovendo a colaboração e a coprodução com os cidadãos, a academia e as empresas açorianas, e reforçando o investimento na qualificação, na inovação, na experimentação e nas novas e emergentes tecnologias, para melhor apoiar o relançamento social e económico da Região.