Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Potenciar a literacia digital

Relançar social e/ou economicamente os Açores não deve significar voltar ao "ponto de partida", ou seja, ao "estado da arte" antes da pandemia COVID-19, mas sim trabalhar em prol do futuro próximo, para que a recuperação seja feita de forma justa e inclusiva para todos, também ao nível das competências digitais. O Governo dos Açores, em linha com o Plano de Ação para a Educação Digital da União Europeia, assume o compromisso de aumentar as competências digitais dos Açorianos contribuindo também para o exercício pleno da cidadania, que se pretende (pro)ativa, esclarecida e informada para o reforço da nossa Autonomia.

MEDIDAS

2.42 - Açores mais Digital e Inclusivo

A medida, para além de promover o acesso universal à “sociedade de informação”, promove a igualdade de oportunidades e induz uma melhoria nos meios de aprendizagem, em alinhamento com o Plano de Ação para a Educação Digital da União Europeia, fomentando o desenvolvimento de competências nas novas gerações de Açorianos para melhor adaptação à era digital.
A operacionalização da medida pode ser feita, designadamente, através do 'Atelier do Código', dirigido aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico durante os próximos 3 anos, para um universo total de cerca de 14.500 alunos.

Cidadãos

Beneficiários

Beneficiários

Social

Âmbito

 Âmbito

SRMCT; SREC; AMRAA

Responsáveis

 Responsáveis

2º Semestre 2021

Calendário

 Início

Média (18 a 36 meses)

Relógio

 Duração

2.43 - Geração Digital

Desenvolvimento de um programa de qualificação digital à distância para adultos, dotando-os de competências digitais básicas designadamente ao nível de literacia da informação, comunicação e cidadania e segurança e privacidade, para promoção de uma mais eficaz utilização dos serviços públicos e privados online, bem como de instrumentos de cidadania participativa, tendo como meta anual 2.000 formandos.

Cidadãos

Beneficiários

 Beneficiários

Social

Âmbito

 Âmbito

SRMCT; VPGECE

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2022

Calendário

 Início

Média  (18 a 36 meses)

Relógio

 Duração

2.44 - Programa de literacia financeira digital

Realização de ações de (in)formação dirigidas aos Açorianos, em especial aos mais idosos e outros públicos mais vulneráveis, no âmbito da literacia financeira digital (como usar os serviços bancários online, fazer compras e pagamentos pela internet, quais as medidas de segurança a adotar, entre outros), contribuindo assim para uma recuperação da economia açoriana de uma forma justa e inclusiva para todos. Esta iniciativa será promovida em parceria com instituições financeiras, empresas tecnológicas e entidades do setor Social da Região.

Cidadãos

Beneficiários

 Beneficiários

Social

Âmbito

 Âmbito

SRMCT; SRSS; Banca; Empresas tecnológicas

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Curta (6 a 18 meses)

Relógio

 Duração