Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Incentivar a transição digital

Hoje em dia, qualquer economia saudável adota naturalmente "o digital" como modelo de relacionamento centrado nas pessoas. A pandemia COVID-19 veio demonstrar que é essencial adotar este modelo transversalmente. Todos os setores tiveram de se adaptar às novas circunstâncias. Aqueles que se adaptaram e assumiram o digital como uma extensão da sua operação conseguiram minimizar o impacto da pandemia. Do teletrabalho à comercialização de produtos online com entrega direta em casa, a transição para o digital é possível e é benéfica. As medidas identificadas visam capacitar as pessoas (e as empresas) na adoção das ferramentas digitais e, também, na incorporação de novas e  inovadoras tecnologias como a inteligência artificial, a cibersegurança, a supercomputação e a computação em nuvem em setores estratégicos, para valorizar os produtos e serviços oferecidos. 

MEDIDAS

5.32 - Plano Estratégico para o Digital

Criação de uma Estratégia para o Digital dirigida à iniciativa privada e às ações coletivas/clusters, devidamente articulada com o sistema de incentivos do próximo Quadro Comunitário de Apoio. Como tal, os incentivos deverão abranger desde o diagnóstico das empresas, passando pela presença online, trabalho em rede, consolidação e negócio de serviços digitais. O Plano Estratégico do Digital assentará, assim, nos seguintes vetores: a) Diagnóstico da empresa, constituindo-se como a primeira fase do processo de digitalização e de definição, com apoio de consultadoria, de um plano de ação para a empresa; b) Diagnóstico setorial, constituindo-se como primeira fase do processo de criação de cadeias de valor e de cadeias de logística, com vista à definição de planos de ação dirigidos à criação de plataformas de cadeias de valor e de cadeias logísticas setoriais integradas e descarbonizadas; c) Apoios à implementação dos planos de ação definidos na alínea anterior.

Cidadãos, Empresas e Setor Social

Beneficiários

Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

VPGECE; SRMCT; SDEA

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Média (18 a 36 meses)

Relógio

 Duração

5.33 - azores.edu 

Numa época em que o mundo está a descobrir as mais-valias do e-Learning e do b-Learning, quer ao nível da formação superior, quer da formação avançada, pretende-se captar para a Região projetos de formação em e-Learning  e b-Learning com lógicas globais nas áreas de formação superior e/ou avançada, nomeadamente, nas áreas que contribuem para as transições digital e ecológica da sociedade e economia açorianas. A operacionalização da medida divide-se em duas fases, sendo que, na primeira diligenciar-se-á junto do Governo da República garantias para as necessárias adaptações à legislação existente tendo em vista a necessária acreditação das formações a promover na Região, enquanto que na fase seguinte, a sua implementação deverá ter como foco a identificação, captação e apoio à instalação de projetos nos Açores.

Cidadãos e Empresas

Beneficiários

 Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

VPGECE

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Longa (superior a 36 meses)

Relógio

 Duração

5.34 - Acelerar a implementação de tecnologia 5G na RAA

A transição digital da economia açoriana pressupõe que a Região está dotada das necessárias condições técnicas e tecnológicas. Como tal, deverá ser realizado investimento em mais e melhor conectividade, em especial na rápida implantação de redes 5G nos Açores. Será possível com esta tecnologia ter uma melhoria significativa das taxas de cobertura da rede móvel e, consequentemente, de um melhor nível de serviço de dados móveis, permitindo a agilização e incremento de operações assentes nas tecnologias de informação e comunicação.
Esta medida está alinhada com o projeto de investimento ‘Reforço das linhas de comunicação submarinas de alto débito entre o Continente, os Açores e a Madeira’, previsto na visão estratégica do Plano de Recuperação Económica de Portugal.

Cidadãos, Empresas e Setor Social

Beneficiários

 Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

SRTOP

Responsáveis

 Responsáveis

2º Semestre 2021

Calendário

 Início

Permanente

Relógio

 Duração

5.35 - FabLab AZ

Implementação de uma rede de FabLabs  nos Açores, os "FabLab AZ". Um FabLab  é composto tipicamente por um conjunto de ferramentas de prototipagem rápida, como fresadoras de pequeno e grande porte, máquinas de corte a laser e de corte de vinil, dispondo ainda de computadores e respetivas ferramentas de programação informática suportadas por software open source  e por freeware CAD e CAM, passível de orientação a outras vertentes com bancadas de eletrónica, máquinas de costura, prensas, por exemplo.
O conceito 'FabLab' foi pensado para fomentar numa comunidade a educação técnica informal, cliente a cliente (P2P), proporcionando assim o ambiente ideal para a invenção. Os projetos são normalmente concebidos em 2D (no computador) e podem depois ser materializados em 3D (nas máquinas), visando uma aprendizagem assente no “Aprendendo, fazendo" (Learn by doing).
Aliando o engenho, a arte e a criatividade a uma componente de investigação e inovação, em parceria, por exemplo com a Universidade dos Açores e os Parques Tecnológicos da Região, fomenta-se a criação de condições para o reforço da resiliência da economia açoriana e para a transferência de conhecimento, da área da inovação e de I&D para a "economia real", potenciando a criação de produtos e serviços de valor acrescentado, indutores de riqueza e de mais emprego qualificado. Nesse sentido, os projetos concebidos nestes FabLabs poderão beneficiar de apoios para o seu desenvolvimento orientado para a comercialização dos produtos e serviços suportados, sempre que possível/aplicável, nos recursos endógenos da Região ou produzidos localmente.

Cidadãos e Empresas

Beneficiários

 Beneficiários

Económico

Âmbito

 Âmbito

SRMCT; VPGECE

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Permanente

Relógio

 Duração