Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Espaço e aeronáutica

A localização geográfica do arquipélago dos Açores é fator de vantagem no que toca à “corrida ao espaço”. Por se situar numa zona de muito baixa densidade de rotas, torna possível e seguro o lançamento de microssatélites para a órbita terrestre. Esta particularidade, apesar de não ser exclusiva, pode ser explorada e potenciar a geração de empregos novos e especializados, abrindo horizontes para outros destinos profissionais às novas gerações de Açorianos. 

MEDIDAS

6.12 - Desenvolvimento e operacionalização de uma Estratégia Regional para o Espaço

Criação de uma Estratégia Regional para o Espaço que assegure linhas de orientação para o cumprimento de objetivos específicos que derivam diretamente do potencial da geolocalização da Região e que promovam e assegurem a sua implementação.

Empresas

Beneficiários

Beneficiários

Económico

Âmbito

 Âmbito

SRMCT; EMA-Espaço

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Permanente

Relógio

 Duração

6.13 - Construção e operação de infraestruturas para o desenvolvimento de projetos espaciais

Pretende-se com esta medida posicionar os Açores na rota do espaço. Sendo membro fundador da Agência Espacial Portuguesa - A Space Portugal -, o Governo dos Açores pretende construir uma plataforma para lançamento de foguetões de pequena dimensão para colocação de satélites de igual dimensão em órbita terrestre.
A ilha de Santa Maria apresenta as condições ideais para a instalação de um Space Rider, plataforma para lançamento e aterragem de aeronaves que voam até à órbita terrestre, para lançamento de satélites de órbitas próximas da Terra. Para a ilha das Flores está prevista a construção de uma estação geodésica, investimento que será fundamental para a dinamização da economia daquela ilha. Em complemento a estes projetos, será instalado na ilha Terceira um Centro de controlo de operações (Network Operations Center) e um sistema de monitorização, caracterização e acompanhamento de objetos de órbita próxima da Terra (SST - Space Surveillance and Tracking).
Estes projetos têm a atratividade suficiente para a captação de investimento para a Região e, em resultado, da geração e disseminação de conhecimento e capacitação técnica altamente especializada, criando-se novos empregos diferenciadores e qualificados nos Açores.

Cidadãos e Empresas

Beneficiários

 Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

SRMCT; EMA-Espaço; ESA; Parques tecnológicos; Associação RAEGE Açores; UAç

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Permanente

Relógio

 Duração