Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Requalificação

A requalificação é um instrumento vital para a educação do indivíduo e do coletivo em que se insere. É um instrumento motivacional que pode, e deve ser utilizado, a título particular, e fundamental para alavancar determinadas áreas de atuação, a um nível coletivo. Nesta Agenda são identificadas diversas áreas consideradas relevantes para construirmos, na nossa Região, um futuro mais resiliente. Com a noção de que qualquer um de nós pode desempenhar um papel ativo e positivo na nossa sociedade, pretende-se disponibilizar os instrumentos necessários para que, com a devida articulação e em consonância com as medidas aqui descritas, se consiga evoluir sustentadamente na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, valorizando as pessoas que nela se inserem. 

MEDIDAS

7.1 - Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de curta duração

Estabelecimento de parceria com a Universidade dos Açores para lecionação de cursos com a metodologia semelhante aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), mas de curta duração, em áreas estratégicas para a Região. Consideram-se áreas estratégicas aquelas com maior impacto na economia atual e futura da Região, em alinhamento com a 'Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região Autónoma dos Açores', nomeadamente: - O desenvolvimento de competências digitais avançadas e de tecnologia dirigidas aos setores do Turismo, Comércio, Agricultura, Saúde e Apoio Social; - As energias renováveis, suas aplicações diretas no mundo e nos Açores e o seu impacto nas alterações climáticas; - As economias circular, verde e azul e a forma de estimular e implementar estes modelos nos Açores e em cada ilha. Esta medida tem o objetivo de apoiar a formação ou reconversão profissional de desempregados em áreas estruturais para a criação, nos Açores, de uma sociedade dinâmica e de uma economia resiliente, através da geração de novos e qualificados empregos e a aplicação de conceitos e tendências inovadoras em sintonia com as características intrínsecas à nossa Região.

Cidadãos

Beneficiários

Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

VPGECE

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Longa (superior a 36 meses)

Relógio

 Duração

7.2 - CEFA (Centro de Formação e Reconversão Profissional de Adultos dos Açores)

O investimento realizado nos últimos anos, na Região, ao nível da qualificação e certificação de competências de adultos conduz-nos à intenção de criação de uma entidade formadora - o CEFA - voltada exclusivamente para a qualificação de adultos, aplicando-se o referencial 'Orientação ao Longo da Vida', instrumento que pode ser usado para desenhar e implementar atividades de orientação vocacional ou de gestão da carreira dos cidadãos, independentemente do género, condição social e habilitação que detenham. Este centro será criado no pressuposto de operacionalizar as suas atividades em modelos presenciais e/ou à distância, e aplicará modelos educativos e de formação: inicial, contínua e de reconversão. O CEFA desenvolverá, ainda, ações de reconhecimento, validação e certificação de competências nas áreas do ensino escolar e profissional. O público-alvo deste projeto são os adultos residentes nos Açores, com idade igual ou superior a 18 anos que, estando empregados, pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação ou que não estejam a frequentar modalidades de educação ou de formação e não estejam inseridos no mercado de trabalho.

Cidadãos e Empresas

Beneficiários

 Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

VPGECE

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Permanente

Relógio

 Duração