Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Formação qualificada e altamente qualificada

A par da formação tradicional, do ensino secundário e superior, existem outros modelos de formação complementares que podem apoiar na definição da carreira profissional de qualquer um. Estes complementos são essenciais para suprir lacunas relacionadas com competências técnicas  necessárias à prossecução de determinados objetivos. As medidas aqui propostas visam dotar a nossa Região de ferramentas capazes de operar estes ajustamentos e contribuir para a evolução individual e coletiva da Sociedade Açoriana.

MEDIDAS

7.3 - Reforço do investimento em Formação altamente qualificada

O alcance da visão de construção de uns Açores mais resilientes pressupõe, como já referido, a criação de novos e mais qualificados empregos, bem como o fomento de sinergias entre a I&D, a inovação, a experimentação, e as empresas açorianas, a fim de incrementar a economia do conhecimento e a criação de novas áreas de negócio ou a inovação dos setores tradicionais, robustecendo a economia açoriana. Assim, será reforçado o investimento para atribuição de um maior número de bolsas de estudo de doutoramento e pós-doutoramento, privilegiando-se as áreas do conhecimento que potenciem os atuais setores estratégicos e aqueles setores emergentes com alto potencial estratégico para os Açores. Para o efeito, são definidas como metas o financiamento, anual, de, até 20 bolsas de doutoramento e, de até 20 bolsas de pós-doutoramento.

Cidadãos, Empresas e Setor Social

Beneficiários

Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

SRMCT; VPGECE; UAç; Outras entidades do Ensino Superior

Responsáveis

 Responsáveis

2º Semestre 2021

Calendário

 Início

Permanente

Relógio

 Duração

7.4 - Novas  Tech

Desenvolvimento de uma iniciativa de formação em e-Learning e/ou b-Learning em vertentes funcional (para que serve?) e técnica (como implementar?), orientadas para as áreas emergentes e tendencialmente globais (tecnologias abertas, blockchain, machine learning, big data, cibersegurança, e.g.). Esta medida está em alinhamento com as linhas de financiamento do Programa 'Europa Digital', destinada a qualquer pessoa com interesse em aprender ou aprofundar conhecimentos nesta área e que cumpra requisitos mínimos de acesso. Pretende-se, assim, incrementar a oferta de quadros técnicos especializados nestas áreas, de forma a estimular o desenvolvimento das empresas açorianas em alinhamento com as tendências globais tecnológicas.

Cidadãos e Empresas

Beneficiários

 Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

VPGECE; SRMCT

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Longa (superior a 36 meses)

Relógio

 Duração