Saltar para conteúdo principal
Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Investimento em investigação, inovação e tecnologia

O Governo dos Açores assume o reforço do investimento em I&D e na inovação, na transformação digital dos serviços de saúde, e na modernização do parque informático e em equipamentos no Serviço Regional de Saúde, em linha com o programa de saúde europeu EU4Health, ao abrigo do qual se investirá na prevenção, na preparação para situações de crise, na aquisição de medicamentos e equipamentos vitais, bem como na melhoria dos resultados a longo prazo em matéria de saúde.  
O aumento do investimento no parque informático e em equipamentos, para além de garantir a eficácia, a segurança e a resiliência das redes e sistemas de informação do SRS, concorre para um maior acesso universal aos meios tecnológicos adequados pelos estabelecimentos de saúde e doentes internados ou em domicílio, necessários à aplicação de mecanismos de telessaúde, designadamente, teleconsulta e telemonitorização, permitindo ainda o acompanhamento não presencial, por videochamada, de familiares de doentes internados.

MEDIDAS

8.5 - Capacitar e melhor preparar o SRS - Reforço do investimento no parque informático

Aquisição de equipamento informático para garantir a eficácia, a segurança e a resiliência das redes e sistemas de informação do Serviço Regional de Saúde, em alinhamento com a operacionalização da M8.6 'Capacitar e melhor preparar o SRS por via da Investigação, Inovação e Novas Tecnologias'.

Cidadãos, Empresas e Setor Social

Beneficiários

Beneficiários

Social e Económico

Âmbito

 Âmbito

SReS; SRMCT; SRTOP

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Longa (superior a 36 meses)

Relógio

 Duração

8.6 - Capacitar e melhor preparar o SRS por via da Investigação, Inovação e Novas Tecnologias

Reforço do investimento em investigação e inovação, com recurso a ferramentas, tecnologias e soluções digitais que permitam a contenção epidemiológica perante a pandemia COVID-19 e futuras pandemias. No âmbito da operacionalização desta medida estão previstas ainda iniciativas de formação profissional.

Cidadãos, Empresas e Setor Social

Beneficiários

 Beneficiários

Social

Âmbito

 Âmbito

SReS; SRMCT; VPGECE

Responsáveis

 Responsáveis

1º Semestre 2021

Calendário

 Início

Longa (superior a 36 meses)

Relógio

 Duração